Manual de replantio de rosas do deserto – Adenium

Procedimentos para o Replantio de Rosa do Deserto – Adenium

Preparação do substrato

Eu utilizo um substrato bem simples e com bons resultados.

20 % de areia grossa, 40% de terra vegetal peneirada e 40 % de substrato.

1 – Efetuar bem a mistura dos materiais deixando ela levemente úmida, sem encharcar.

2 – No fundo do vaso colocar uma parte da pedra utilizada na construção civil tampando totalmente os buracos do vaso.

3 – Agora na hora do plantio do adenium até podemos levantar a planta deixando a mostra uma parte do caudex.

4 – Já efetuado o plantio vem a parte principal e quando devemos tomar cuidado para não perder a planta.

5 – Manter a planta em local sombreado sem regar por uma semana, após esse período (07 dias) efetuar a primeira rega de forma que o substrato fique levemente úmido como de quando efetuamos o plantio apenas na parte de cima do substrato, meio copo americano deve ser o suficiente em vaso de numero 19.

6 – Na segunda semana efetuamos novamente o mesmo procedimento (14 dias), no final da terceira semana (21 dias) utilizamos um copo americano cheio e verificamos se iniciaram a brotação de novas folhas, quanto isso acontecer podemos expor a planta gradativamente ao sol pela manhã apenas uma hora e ir aumentando esse tempo em meia hora por dia.

7 – Antes de expor a planta ao sol devemos tomar cuidado com o caudex e verificar se quando levantamos a planta, a parte clara que ficou fora da terra já deve ter adquirido uma cor esverdeada, e sempre proteger com um pedaço de sombrite (envolvendo o caudex, de forma a proteger o local) nos primeiros dois meses.

8 – Quando a planta estiver iniciando a brotação de varias folhas podemos expor a planta na parte da manhã e no final da tarde, desde que o caudex esteja firme, se estiver meio mole aguardar mais tempo.

9 – Acredito que após 50 / 60 dias a planta já deve ter se recuperada por inteiro e dependendo da intensidade do sol podemos efetuar regas duas vezes por semana. Uma boa dica é sempre pressionar o caudex do adenium, se estiver bem duro não devemos efetuar regas e se estiver meio mole também não devemos expor ao sol pleno, podendo causar a queima do caudex.

10 – Nunca utilize uma base plana para colocar o vaso, isso vai causar o acumulo de água no fundo. Podemos usar blocos de construção com os furos voltados para cima para ajudar na drenagem da água.

11 – Não devemos efetuar regas nas folhas e flores da planta, isso poderá causar o acumulo de água no ponteiro da planta ou nas flores, causando o apodrecimento do ponteiro e queimando as flores.

12 – Quando se tratar de planta enxertada ou planta que efetuamos a poda, nunca devemos efetuar regas molhando a parte do enxerto ou a parte cortada até que se possa verificar que não existe matéria que retenha água o que acarretará a podridão do enxerto ou ponteiro da planta.

A paciência é a melhor forma para a planta se desenvolver bem, lembrando que com  a falta de água você não vai perder a planta, mas com o excesso sim, ele causará a podridão do caudex e dependendo da parte afetada até a perda da planta.

Essa instrução foi efetuada para que você possa ter uma planta saudável, mas não são os únicos cuidados básicos que devem ser tomados, temos que ter também um bom controle de pragas, que prejudicam bastante o desenvolvimento da planta bem como um bom controle dos nutrientes básicos com aplicação e adubos para a correção do solo.

Espero que esses procedimentos possam ajudar você a cultivar essa planta maravilhosa que é a Rosa do Deserto, e estou a sua inteira disposição para esclarecer mais algumas duvidas que  surgirem no cultivo.

Lembre-se que a única coisa que mata um adenium é o excesso de água, deixe que a natureza faça sua parte e isso ocorre lentamente, portanto não adianta apressar a sua recuperação, é muito importante ter PACIÊNCIA, PACIÊNCIA, PACIÊNCIA, PACIÊNCIA e muita PACIÊNCIA.

 

Abraço

 

Luis Michelon

 

13 Comentários

  • Maravilhosa suas recomendações. Aprendi muito com suas dicas. Irei colocá-la em prática.

    Resposta
  • Apos ela recuperar..posso uzar o osmocote a cada 2 meses? E AGORA NO INVERNO NAO DEVO COLOCAR ADUBO OU POSSO?..USO UM DA FORTH…UM PO AZUL DILUIDO EM AGUA SOMENTE NO SUBSTRATO 1 VEZ POR SEMANA…

    Resposta
  • Acho melhor replantar assim que chegar mas sem desmanchar o substrato da raiz…depois que estive bem recuperada da viagem ai elevo o caudex…uso osmocot e peters floracao

    Resposta
    • As plantas são enviadas nuas, conforme informação no site, em Como comprar nossas plantas.

      Resposta
  • Escolhi as plantas e só na hora de encerrar a compra vi menção ao manual. Sou bem distraído, é verdade. Estou ansioso por minhas plantas. Um abraço.

    Resposta
  • Minha primeira semana. A planta está linda e os pequenos botões que chegaram com ela abriram. Excelentes instruções. Valeu.

    Resposta
  • Por favor. Preciso de ajuda o p9nteiro da minha rosa estao murchar e aprodencendo parece queimado o que fazer por fqvor

    Resposta
  • Devo replantar a rosa do deserto no mesmo dia que retiro do vaso ?
    Posso lavar as raízes ?
    Como devo cuidar nos primeiros dias de replantio depois da poda ?
    Desde já agradeço

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *