Cuidados no replantio de rosas do deserto

 

REPLANTIO DE ROSA DO DESERTO (Adenium)

Toda vez que removemos um Adenium – Rosa do Deserto do vaso, retirando toda a terra, efetuando a limpeza das raízes secundarias e as que por ventura estiverem iniciando o processo de podridão, devemos tomar alguns cuidado básicos.

A planta removida deve ficar em local sombreado aguardando a cicatrização das raízes de 07 a 15 dias, dependendo do problema de cada planta.

Se possível efetuar a aplicação de um fungicida e cicatrizante para ajudar no processo. Uma boa opção é a canela em pó.

Efetuando o replantio

Agora devemos tomar muito cuidado e aguardar com paciência a planta iniciar o processo de brotação das raízes, sem descuidar das regas, para não perder a planta.

Após retirar a planta do vaso as raízes da planta são todas danificadas principalmente as secundarias e algumas são retiradas manualmente.

O tempo de recuperação da raiz e cicatrização leva no mínimo uma semana secando em local sombreado e sem terra.

Também é normal a diminuição do caule (murchar), amarelamento das folhas e a queda das mesmas no período de recuperação.

Porque neste período não devemos efetuar as regas:

1 – São no mínimo 07 dias para a cicatrização das raízes.

2 – São em media 15 dias após o plantio para o inicio da brotação das raízes e com clima em torno de 29º. No inverno a tempo é bem maior, e são essas raízes que lavam as nutrientes e água para o interior da planta.

3 – Sem essas raízes estarem formadas não adianta efetuar as regas nas plantas, de nada servirá a água para o desenvolvimento da mesma, a não ser para ajudar o desenvolvimento de FUNGOS E BACTERIAS que com certeza irão causar o apodrecimento das raízes.

OBS: Tenho plantas que entre o período de retirada do vaso e o replantio levaram mais de 60 dias e a recuperação ocorreu normalmente levando em conta esta instrução.

DIANTE DOS FATOS APRESENTADOS E QUE ESPERO QUE TENHAM CONVENCIDO OS SENHORES E SENHORAS, POR FAVOR SIGAM AS INSTRUÇÕES E PRINCIPALMENTE NÃO EFETUEM REGAS.

NÃO TENHAM PRESSA NA RECUPERAÇÃO DA PLANTA OU NÃO TERÁ PLANTA PARA RECUPERAR.

Esse procedimento é indicado para replantio de planta adulta.

Abraço

Luis Michelon

Carrinho de compras