MANUAL Plantio de Sementes de Cactos

As sementes de Cactos, são de fácil germinação e tem uma taxa germinação excelente.

1 – Como sementeira, use um recipiente transparente com pelo menos 5cm de altura e furos no fundo para drenagem da água. Quanto mais a água drenar, melhor.

2- Coloque as sementes de cactos na superfície úmida do substrato (eu utilizo o Carolina) e pressione levemente as sementes para se fixarem no substrato. Não é necessário cobrir a semente com outra camada de substrato, exceto quando se trata de sementes maiores. O recipiente pode conter várias sementes, não há necessidade de separá-las, pois os Cactos gostam de ficar juntinhos uns dos outros.

3- Tome cuidado para não encher demais o recipiente, deixe uma distância de pelo menos 2cm do topo. Regue abundantemente o substrato e aguarde para que o excesso de água possa escoar. 

4- Cubra o recipiente com plástico transparente (ou vidro) para criar uma mini estufa. Gotículas de água no plástico indicam se a quantidade de umidade é suficiente ou se precisa ser regado. Ao regar, use um borrifador, cuidando para não deslocar as sementes.5- O recipiente com as sementes deve ser colocado em um local claro, não exposto à luz solar direta. A temperatura necessária para a germinação das sementes deve ser superior a 20°C. A brotação se dá em media em uns 5 dias. Os cactos podem ser cultivados a partir de sementes em qualquer época do ano, desde que lhes seja proporcionado o calor e a umidade acima mencionados e, posteriormente, luz por pelo menos 10 horas por dia. Durante o período de inverno, você pode conseguir isso usando uma fonte de luz artificial própria para cultivo indoor.

6 – Até que o processo de germinação inicie, você não deve abrir o recipiente. Quando os primeiros cactos começarem a germinar, deixe aos poucos o ar fresco entrar todos os dias, mas não abrindo o recipiente completamente e expondo-o ao clima externo. Você deve abri-lo um pouco, no dia seguinte um pouco mais e assim por diante. Você pode abrir o recipiente completamente quando determinar que seus Cactos são fortes o suficiente. Considera-se que para obter os melhores resultados é necessário mantê-los cobertos e sob forte luz, pelo menos uns 6 a 12 meses. Elas crescem lentamente, em media 0,5cm no 1º ano.

7 – Os cactos jovens não precisam ser separados, pode fazer o replantio por volta de 1 ano. Eles podem ficar juntos por até dois anos tranquilamente.

8 – As plantas que acabaram de nascer não são tão sensíveis à água quanto as plantas adultas, então você não pode deixar o substrato secar completamente. Tem que regar com um borrifador todos os dias.

Boa sorte na germinação e tenham plantas lindas……

Carrinho de compras