MANUAL DE REPLANTIO DE CACTOS

Para replantar seu cacto, primeiro escolha um recipiente que tenha pelo menos duas vezes o tamanho da planta.

Prepare o recipiente com furos no fundo, para ter uma boa drenagem.

Encha o novo vaso com substrato pronto para mudas. (essa é a forma que utilizo aqui, não uso pedras, areia e nem terra)

Coloque o cacto no centro do vaso e cubra as raízes, cuidadosamente, sem ficar apertando. Você pode dar umas “batidinhas” no vaso para o substrato se acomodar entre as raízes.

Inicialmente a planta deve ficar na sombra por período de 30 a 45 dias, sem rega, depois pode ir levando ao sol gradativamente, começando pelo sol da manhã, por 1 semana e depois disso já pode ficar no sol direto.

A freqüência das regas depende de diversos fatores, como o tamanho do vaso e etc…, mas, como regra geral, podemos seguir a seguinte recomendação. Para os meses mais quentes: regar uma vez por semana. Para os meses mais frios: regar duas vezes por mês.

Os cactos são muito sensíveis ao excesso de água, suas raízes apodrecem facilmente se o solo for compacto e tiver drenagem ruim. Por isso é altamente recomendado criar um ambiente permeável, com boa drenagem.

O tempo de enraizamento das plantas é geralmente entre 7 e 15 dias, contudo, ele vai variar de acordo com a espécie.

O ideal é adubar os cactos no verão, pois é quando geralmente eles estão em fase de crescimento. No geral, recomenda-se adubar os cactos uma vez por ano. Porém, caso o solo seja pobre em nutriente, a planta seja muito grande, ou se você achar necessário, é interessante adubar a cada 3 meses.

Dica:

Para a maioria das espécies de cactos, você precisará replantar assim que as raízes começarem a sair pelos orifícios de drenagem do vaso ou assim que ele chegar na borda do vaso. Isso normalmente ocorre a cada dois a quatro anos. Replante seu cacto durante a estação seca, geralmente no final do inverno ou no início da primavera.

Carrinho de compras